Projeto Buscar Login

O que dizem

Imprensa

"Queremos uma cidade de boas contas e temos consciência da importância para o desenvolvimento dos nossos jovens do aprofundamento das suas capacidades de cálculo mental. É por isso, com muita satisfação, que temos vindo a apoiar as várias edições do Campeonato de Cálculo Mental, promovido pela Hypatiamat, particularmente dirigido aos nossos alunos do 1.º ciclo e aqui queria deixar um apelo para que participem para que se inscrevam nos dias (...)"
Mensagem do Presidente da Câmara de Braga, Dr. Ricardo Rio em 17/06/2021

(...) O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha mostrou-se muito satisfeito com a participação dos alunos famalicenses e com o seu desempenho e de toda a comunidade educativa que possibilitou e encorajou a participação dos alunos neste Campeonato, promovendo assim, o desenvolvimento de competências matemáticas de uma forma divertida, desafiante e motivadora. (...)
Correio do Minho em 15/03/2021

Os alunos que utilizaram o Hypatiamat melhoraram os resultados na disciplina de matemática, é a principal conclusão do estudo agora publicado pelo PNPSE sobre a utilização frequente e intencional de recursos digitais.

O Hypatiamat é uma ferramenta digital, com muitas aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, orientado de forma direta para os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Aproveita o gosto “natural” que estes têm por ambientes tecnológicos, mas requer o envolvimento de professores e encarregados de educação para melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar e tornar aprendizagem de matemática um prazer. (...)

POCH em 19/08/2020

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Braga implementou nas escolas do concelho o Projecto Hypatiamat, uma iniciativa promotora de competências na esfera do cálculo mental, culminando com a final do III Campeonato Interescolar de Cálculo Mental Hypatiamat, que se realizou no Altice Forum Braga. O início da implementação do projecto foi no ano lectivo 2016/2017 com a adesão de dois Agrupamentos de Escolas de Braga. Chegados ao ano lectivo 2018/2019, e à terceira edição, o incremento é de 13 Agrupamentos integrados no projecto, com 48 turmas e mais de 1000 alunos do 4.º ano de escolaridade. À final chegaram 128 alunos oriundos de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho. Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara, este projecto “é uma aposta do município no fomento da aprendizagem de estratégias de cálculo mental”. (...)
Pressminho em 21/06/2019

Hypatiamat é ferramenta que desperta matemáticos. Aprender e praticar Matemática está à distância de um clique. Um grupo de especialistas em Matemática e em Psicologia das Universidades do Minho e Coimbra lançou o Hypatiamat, um projecto para despertar a atenção dos alunos do 5.º ao 9.º ano para a Matemática, usando a internet e as novas tecnologias...
Diário de Coimbra em 24/02/2013

Site para ajudar os estudantes que querem estudar matemática. Aqui há jogos didáticos e muitos exercícios de exames nacionais e internacionais. E pode ser uma ferramenta para os professores pois permite marcar trabalhos para casa.
RTP - Dicas de Internet em 16/12/2012

Hypatiamat é um novo site de exercícios matemáticos que estimula os alunos a aprender de forma inovadora...
Expresso online em 23/11/2012

É possível aprender matemática "a brincar". UMinho lança tutores digitais para combater insucesso escolar...
Ciência hoje em 13/11/2012

Para muitos estudantes, a Matemática é uma dor de cabeça. Este discurso é sobejamente conhecido e o elevado insucesso escolar tem levado professores e investigadores a procurarem formas de aumentar o desempenho dos seus alunos. O segredo pode estar online [...] No site, os estudantes do 5.º ao 9.º ano podem encontrar, gratuitamente, jogos didácticos e exercícios de exames nacionais e internacionais. Nessas tarefas interactivas, os jovens não estão sozinhos, tendo o acompanhamento de tutores virtuais, que dão pistas de solução...
Público online em 14/11/2012

Tutores digitais de Matemática ensinam os alunos mais novos. A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, através do seu Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, lançou recentemente um site para combater o insucesso escolar dos alunos do Ensino Básico na Matemática. A plataforma gratuita conta com o acompanhamento de tutores virtuais e inclui milhares de tarefas interativas...
Correio do Minho em 14/11/2012

Opinião pública

Depois de conhecer de forma mais aprofundada as capacidades e o potencial do Hypatiamat, não posso deixar de constatar que se trata de uma ferramenta muito poderosa que poderá ajudar professores e alunos no objetivo comum de melhorar o aproveitamento e promover o sucesso no ensino da Matemática. Para além de apresentar de forma organizada, rigorosa, apelativa e motivadora os diferentes conteúdos programáticos (conceitos, teoremas e respetivas demonstrações, exercícios resolvidos, referências à história da Matemática, etc.), inclui também um conjunto diversificado de itens, com progressivos graus de dificuldade e exigência, muitos deles problemas históricos e outros provenientes de exames realizados outros países, que contribuem para os alunos testarem, desenvolverem e aprofundarem os seus conhecimentos e as suas competências.
Nuno, professor em junho de 2012

A possibilidade de utilização da plataforma será bastante útil, abrindo-me novas perspetivas no que concerne a estratégias e metodologias a adotar na minha atividade enquanto docente. Com o uso desta plataforma e conhecimentos, estou confiante de que será mais fácil motivar os nossos alunos.
Fernanda, professora em junho de 2012

Os conteúdos na plataforma apresentam-se bastante claros e apelativos; os alunos colaboraram com bastante dinamismo e a plataforma Hypatiamat foi uma mais valia na lecionação dos conteúdos bem como na realização de exercícios de grande variedade e de diferentes graus de dificuldade.
Marina, professora em junho de 2012

Sou encarregada de educação de 3 crianças, a frequentar os 1º, 5º e 9º anos. Neste momento estão a frequentar a escola portuguesa de moçambique. Este tipo de ferramentas são apelativas e estimulam o estudo da disciplina. Vamos explorar juntos o site. Obrig.
Carla via email em 15/11/2012

Muito bom o site.
Eduardo Silva via email em 14/11/2012

Sou professora do grupo 230 e venho por este meio agradecer o vosso trabalho de muito boa qualidade que encontrei hoje na internet e que me será muito útil. Obrigada.
Margarida Costa via email em 25/10/2012

Bom dia! Sou a Patrícia, tenho 17 anos e estou no 12ºano. Como tal, vou ter exame de Matemática este ano e gostava muito que a Hypatiamat alargasse o excelente trabalho que está a fazer para os alunos de secundário. Tomei a liberdade de ver o vosso site todo e não encontrei nenhum erro. Continuem assim e muitos parabéns pela excelente iniciativa que tiveram.
Patricia via email

Muito bom o site.
Eduardo via email em 20/03/2012

O trabalho está excelente! Muito adequado à idade dos alunos, ao seu nível cultural e linguístico, muito minucioso e rigoroso.
Anónimo via email em 25/02/2012

Muito obrigado por poder utilizar esta ferramenta e disponibilizar ao meu filho.
Anónimo via email em 24/02/2012

Estupenda herramienta educativa!!. Además motivadora y entretenida como para enamorarse de las matematicas. ¡Felicitaciones a todo el equipo profesional que sin duda demuestra conocimientos, creatividad y competencias, para acercar las matematicas a un aprendizaje activo y entretenido.
Sónia Fuentes via facebook em 22/02/2012